As tradições italianas na alimentação

Compartilhe:

Pizza, macarronada, polenta, tortéi, porchetta, tiramissú, queijos e vinho. Esses são só alguns exemplos da culinária italiana e aposto que você já ficou com água na boca só de ler. É verdade, a gastronomia italiana é uma das mais deliciosas do mundo. Além disso, é conhecida por sua simplicidade e uso de ingredientes frescos e de alta qualidade.

O italiano adora e não abre mão de comer com tranquilidade e saborear os alimentos, por isso, as refeições na Itália costumam ser longas. Outro aspecto interessante é que a cozinha italiana dispensa sofisticação no cardápio, valorizando o sabor e o aroma dos alimentos. É bastante rica em nutrientes, vitaminas, sais minerais e óleos pouco gordurosos.

Outra característica da culinária italiana, e que nós herdamos aqui na Casa das Geleias, é o valor dado aos alimentos sazonais e locais, que são frequentemente preparados de maneira a realçar seus sabores naturais. Como, por exemplo, uma geleia especial com frutas da estação, como é o caso do figo, da uva, da jabuticaba, entre outras.

Mas, essas tradições vão muito além da alimentação: na Itália a comida é um meio de confraternizar com as pessoas ao redor da mesa e celebrar a vida. Assim, as refeições na Itália, desde muito antigamente até hoje em dia, são momentos para reunir a família e os amigos e saborear os alimentos, com muita conversa, muito vinho, risadas, música e momentos felizes.