Quem somos - Casa das Geleias

Quem somos

Casa das Geleias

Uma família bem italiana, cuja geração de bisnetos nasceu e cresceu no interior de Pinheiro Preto, em Santa Catarina. Cozinhar, servir à mesa, transformar os alimentos, colocar muito amor no que se faz e ter a mesa sempre cheia e farta é nossa a herança cultural.

Eu, Grasiela, convivi muito com as minhas avós, e as duas sempre foram mulheres que resolviam suas dores, seus machucados e suas desilusões através da comida. Das mais simples às mais intensas. Era assim:

“_ Está com frio? Toma um café para aquecer”;
“_ Está com dor: Toma uma sopinha quente”;
“_ Resfriado? Canja de galinha”;
“_ Acordou cedo? Café da manhã com fartura de pão com geleia para reforçar e ficar bem-disposto”.

Coisas de Vó.

Nossos pais eram agricultores e sempre trabalhavam muito com frutas de caroço e tomate. Foi nessa época que aprendi muito do que ainda fazemos hoje. Não tinha espaço para o desperdício, nada era jogado fora pois tudo a mãe transformava em comida.

Nos momentos em que a safra do tomate não era tão boa quanto o mercado exigia, fazíamos molho de tomate para vender aos restaurantes locais e ter um dinheirinho para segurar as contas da casa. Como irmã mais velha e única menina, participei ativamente de todos esses acontecimentos da vida em família e recebi em troca o conhecimento e aprendizado de receitas maravilhosas aperfeiçoando algumas e reproduzido outras na fábrica artesanal que construímos.

Somos três irmãos, eu, Grasi, sou a mais velha. Assumi a família como figura feminina quando perdemos nossa mãe há 13 anos vítima do câncer. Ela tinha 42 anos à época, era muito jovem. Após formada no ano de 2009, trabalhei por alguns anos em indústrias, nas áreas ambiental e de qualidade total, mas depois de algum tempo, meu irmão mais novo, Gabriel, e eu, como um abraço em nosso pai, resolvemos empreender como sócios.

Montamos uma pequena indústria, bem artesanal, muito parecida com a cozinha da nossa mãe e trabalhávamos apenas com pasta de alho. Alguns anos se passaram e meu esposo ganhou de um cliente uma geleia de pimenta. Naquele momento não dei muita importância pois não gostava muito de pimenta, mas o meu esposo insistiu em tentarmos fabricar e vendermos esse produto. Não era nosso foco e intenção, mas fui pesquisar sobre como produzir e entender mais sobre o assunto, assim criamos nossa primeira geleia. Claro, depois fizemos alguns ajustes e fizemos mais algumas receitas: cebola, alecrim e hortelã.

Neste meio-tempo já estávamos produzindo o nosso famoso Tempero Pronto, uma receita do Tio Moacir irmão de nossa mãe. Ele sempre temperou muito bem as carnes, principalmente quando assava ovelha! Todo mundo adorava e elogiavam o churrasco feito por ele. Em um dos nossos domingos em família, durante o almoço, perguntei o que ele usava para assar um quilo de ovelha, separamos todos os temperos na horta dele mesmo, desidratamos e maceramos junto com a quantidade de sal indicada. Foi neste momento que nasceu a primeira receita do Tempero Pronto. Foi o Tio Moacir que provou e aprovou, pessoalmente, e até hoje é nosso cliente. Depois disso criamos o sal para suínos, aves, gados e peixes.

Tudo o que vem para a mesa faz parte da nossa vivência diária e é no amor familiar que nos inspiramos, criamos receitas e temos ideias para as nossas produções. Costumamos falar em casa que servimos para nossos clientes a mesma coisa que colocamos na mesa da nossa família.

Hoje somos incentivadores e fomentadores da agricultura familiar, todos os nossos ingredientes são produzidos na região, temos produtores nas mais diversas áreas produzindo em suas hortas e lavouras nossa matéria-prima. Os morangos são produção das Tias que são irmãs do Pai; a hortelã e o manjericão são da horta dos vizinhos; a cebolinha-verde e a salsa são de vizinhos de outra cidade aqui próxima; o vinho, o suco de uva e o espumante são da cantina do Tio-Avô. Tudo vem do campo, da roça e é feito por mãos trabalhadoras que tiram o sustento de suas famílias do campo, de forma artesanal, por isso podemos dizer que somos FAMILIA, que temos histórias de FAMILIA e que produzimos para a sua FAMILIA.